NÚCLEO AVANÇADO DE JACIARA
DIONISIO GARCIA DE SOUZA
Calculando o tempo de reação
JACIARA-MT
2012
Objetivo
Temos como objetivo calcular o tempo de reação individual, baseando-se no reflexo único de cada pessoa mediante um perigo ou mesmo em momentos de tensão.
Fundamentação teórica
Em aulas de Cinemática, Dinâmica, onde apareçam situações nas quais o observador deva cronometrar certos intervalos de tempo, é bom despertar no aluno os erros cometidos pelo ser humano, devido ao seu 'tempo de reação'. O tempo de reação humana pode ser entendido como o tempo necessário para que uma pessoa perceba e reaja a algum estímulo externo. Isto é muito importante para o sucesso em atividades que exigem respostas rápidas, como goleiro de futebol, piloto de corrida, etc.
Este experimento consiste em medir o tempo de reação humana. Um modo de se medir esse tempo de reação é a técnica do 'metro' em queda livre.
Material utilizado.
Uma régua de 30 a 50 cm.
Procedimento experimental
O procedimento experimental envolve duas pessoas, onde uma segura a régua e em determinado momento a solta entre os dedos indicador e polegar do colega, e este sem saber o momento exato da queda da mesma, deve segura-la, observando a que medida elas foi parada. O braço e o pulso devem estar apoiados na bancada. Em um determinado instante, sem
avisar, o primeiro experimentador solta o objeto e o segundo deve fechar os dedos para segurá-la. Treinar o procedimento de apanhar a régua pelo menos cinco vezes, antes de iniciar a tomada de dados. Repita a operação várias vezes e obtenha o valor médio dos 'tempos de reação.
A atividade permite, entre outras coisas, diversas discussões sobre cinemática, como o tempo de reação de um motorista, a análise de um movimento, introdução ao estudo do movimento, envolvendo grandezas como espaço, tempo, velocidade e aceleração.
Analise dos resultados
Analisando os vários aspectos envolvidos, vemos que os resultados nem sempre são satisfatórios, pois cada um tem um conceito pré definido sobre seu próprio tempo de reação, isto ficou bem claro no experimento que embora sendo simples, nos alertou sobre isso.
Vimos também que muitos fatores influenciam na hora de fazer o experimento, fatores emocionais e físicos, são os mais comuns. Embora o resultado de cada um seja extremante particular, nota-se semelhanças entre os mesmos.
O nível de estresse em que a pessoa se encontrava no momento do experimento não deve ser tratado como um caso isolado, mas como um problema geral da turma,embora a teoria dos erros tenha nos alertado sobre possíveis falhas na coleta de dados ou mesmo na hora do calculo, estes também podem ter ocorrido.
Conclusão
Concluímos então que ser humano em particular tem um tempo de reação, que não pode e nem deve ser comparado com os dos outros;
Vários fatores influenciam no teste, entre eles os emocionais e físicos, a sala de aula, ambiente do teste, também influenciou nos resultados;
Os testes sendo realizados com materiais simples, não deixa espaço para muitas especulações, devido a simplicidade do mesmo;
Como todos realizaram da mesma forma, e do mesmo jeito o experimento, tirar conclusões dos resultados de outras pessoas fica complicado, e ao mesmo tempo constrangedor, tudo isto devido ao fato que não foi um teste de grandes proporções.
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